sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Encerramento da Capacitação de Gestores Públicos, Merendeiras e Conselheiros de Alimentação Escolar


Manacapuru recebeu trinta e quatro Manipuladoras de Alimentos na área de educação dos municipios de Anamã, Anori, Caapiranga, Codajás, Novo Airão, Iranduba e Beruri. As aulas teóricas aconteceram nos dias 07 e 08 e a prática no dia 09/10 na Escola Estadual Regina Fernandes-MPU.


As nutricionistas, Deuzalina Basto e Alessandra Félix, trabalharam as questões de higiene na manipulação de alimentos, estocagem, como evitar a contaminação e proliferação de bactérias, conservação de alimentos, Cardápio da merenda escolar regionalizada e também sobre os direitos das pessoas em terem alimentação adequada e em quantidade suficiente.

As nutricionistas enfatizaram sobre a importância da boa alimentação e manipulação correta dos alimentos, consumo de alimentos regionais, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e sobre a Lei nº 11.947/2009 que determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo FNDE para alimentação escolar, na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

Segundo o chefe da Divisão da Alimentação Escolar da SEMED, Aderval Porto, esperamos que após esta capacitação nossas manipuladoras possam colocar em prática tudo que aprenderam, uma vez que elas são responsáveis pela preparação dos alimentos dentro da escola. E Merenda Escolar é coisa séria. Manacapuru que sempre prioriza Alimentacao Escolar mais uma vez foi destaque entre os municípios que participaram por ser o único munictrabalhar a excecução da Alimentacação Escolar de forma descentralizada (Escolarizada).

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Show de Talentos da Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação – SEMED realizou o II Show de Talentos da Educação Infantil nos dias 08 e 09 de outubro no Galpão da Ciranda Flor Matizada, tendo início as 7:30h. Teve como participantes os professores, alunos, pais e comunidade dos Centros de Educação Infantil Duque de Caxias, Joaquim Lula e Profº João de Deus Palheta Ramos.

O Show de Talentos foi criado em 2008 com o objetivo de estimular e incentivar a comunidade escolar e local dos centros a expor seus talentos artísticos, bem como os benefícios dessa prática para o processo ensino-aprendizagem, enfim, fazer com que haja uma maior interação entre escola e comunidade, propiciando assim um ambiente escolar propício à formação do cidadão.

As apresentações foram realizadas por alunos da educação infantil (creche, Pré I e Pré II), ou seja, alunos com a faixa etária de 03 a 05 anos. Já as modalidades foram as seguintes: cantor e cantora mirim, grupo vocal, dança, pintura, desenho livre, recital de poesias e musical com encenação, além da participação dos professores num concurso de paródia.

A premiação foi feita com brinquedos para o 1º, 2º e 3º lugar. Os Centros também receberam premiação pela participação.



Fonte: Adriana Santos - Assessora de Comunicação da SEMED.


Fotos do Evento:

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Manacapuru é sede do curso de Capacitação de Gestores Públicos, Merendeiras e Conselheiros de Alimentação Escolar

De 05 a 09 de outubro de 2009, acontece o curso de Capacitação dos Agentes Públicos que atuam na alimentação escolar em 08 municípios do Estado do Amazonas no Ewastour-Hotel e Turismo.

A abertura do evento contou com a participação do Excelentíssimo Senhor Prefeito Edson Bessa, Secretária Municipal de Educação Maria Izabel Marinho, Rosiane Neves - Representante da SEARP - Secretaria de Estado de Articulação de Políticas Públicas aos Movimentos Sociais e Populares, representantes e Secretários de Educação dos municípios adjacentes.

O curso é destinado aos gestores, merendeiras e conselheiros de Alimentação Escolar dos municípios: Anori, Anamã, Beruri, Caapiranga, Codajás, Iranduba e Novo Airão, além de Manacapuru. O objetivo do projeto é contribuir, através das capacitações para melhoraria da qualidade da alimentação escolar, Prestação de Contas dos Recurso recebidos do Governo Federal e, assim exercer o controle social do programa.

As capacitações serão ministradas por 02 monitores (01 nutricionista e 01 contador), selecionados pela SEARP e FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Os temas abordados serão: Aspectos nutricionais, preparo da merenda escolar, estocagem de alimentos e gestão do PNAE, (Licitação, contrato de fornecimento, prestação de contas e controle social).

Rosiane Neves – Representante da SEARP, enfatiza que “A capacitação de gestores, vêm contribuir para a aquisição da alimentação escolar de forma regionalizada, e, que a mesma seja comprada dos próprios trabalhadores rurais. Pois, é necessário que os gestores possam entender a magnitude da importância desse tipo de alimentação”.

Fonte: Adriana Santos
Assessoria de Comunicação da SEMED
(postado por Marco Cabús)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

SECRETÁRIA IZABEL MARINHO PARTICIPA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE DIREITOS HUMANOS

Na última quinta-feira, 01.10.09, a Secretária Municipal de Educação Profª Maria Izabel Marinho participou da Audiência Pública sobre os Direitos Humanos, que aconteceu na Câmara Municipal de Manacapuru.

Em comemoração aos 60 anos da criação da Carta Mundial dos Direitos Humanos (1948 – 2008) foi realizado em Manacapuru o Curso de Direitos Humanos (com carga horária de 132 horas) promovido pelo Ministério da Educação e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Tal curso foi destinado aos professores da rede pública de ensino e aos vários segmentos da sociedade civil organizada. O curso de Direitos Humanos culminou com a Audiência Pública proposta pelo Vereador Moisés Aguiar.

Estiveram presentes: Vice - prefeito Sidnilson Holanda, Presidente do Conselho Municipal de Educação - Vivaldo Chagas, Presidente do Conselho Tutelar - Vanessa, Coordenadora de Educação do Estado - Laurinete Mendes, Vereadores Moisés Aguiar, Afrânio Pereira, Jaziel Alecar e Zalém, professora da UFAM Irailde Caldas, professores do Projovem Urbano e comunidade em geral.


Fonte: Adriana Santos - Assessora de Comunicação da SEMED


Fotos do Evento:

MANACAPURU CONCORRE AO PRÊMIO NACIONAL GESTOR EFICIENTE DA MERENDA ESCOLAR

Manacapuru está entre os 39 municípios do Brasil a concorrer ao Prêmio de Gestor eficiente da merenda escolar, organizado por uma ONG sem fins lucrativos sediada em São Paulo, cuja presidente é a ilustríssima 1ª Dama do Brasil, senhora Mariza Letícia.

No Amazonas, somente São Gabriel da Cachoeira e Manacapuru estão concorrendo. São quatro os quesitos de avaliação do prêmio: participação social, desempenho administrativo e financeiro, eficiência e desenvolvimento local.

Nesta segunda feira, 28 de setembro, Manacapuru recebeu a visita de uma equipe do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação- FNDE, mais especificamente técnicos da merenda escolar, com o objetivo de conhecer e verificar a realidade da merenda que é servida aos alunos nas escolas municipais e estaduais. Para a classificação dos municípios, no total de 12, serão avaliadas as informações mediante questionário e observações realizadas nas visitas e documentação enviada para equipe técnica do FNDE.

Fonte:Adriana Santos - Assessora de Comunicação SEMED