sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Encerramento da Capacitação de Gestores Públicos, Merendeiras e Conselheiros de Alimentação Escolar


Manacapuru recebeu trinta e quatro Manipuladoras de Alimentos na área de educação dos municipios de Anamã, Anori, Caapiranga, Codajás, Novo Airão, Iranduba e Beruri. As aulas teóricas aconteceram nos dias 07 e 08 e a prática no dia 09/10 na Escola Estadual Regina Fernandes-MPU.


As nutricionistas, Deuzalina Basto e Alessandra Félix, trabalharam as questões de higiene na manipulação de alimentos, estocagem, como evitar a contaminação e proliferação de bactérias, conservação de alimentos, Cardápio da merenda escolar regionalizada e também sobre os direitos das pessoas em terem alimentação adequada e em quantidade suficiente.

As nutricionistas enfatizaram sobre a importância da boa alimentação e manipulação correta dos alimentos, consumo de alimentos regionais, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e sobre a Lei nº 11.947/2009 que determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo FNDE para alimentação escolar, na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

Segundo o chefe da Divisão da Alimentação Escolar da SEMED, Aderval Porto, esperamos que após esta capacitação nossas manipuladoras possam colocar em prática tudo que aprenderam, uma vez que elas são responsáveis pela preparação dos alimentos dentro da escola. E Merenda Escolar é coisa séria. Manacapuru que sempre prioriza Alimentacao Escolar mais uma vez foi destaque entre os municípios que participaram por ser o único munictrabalhar a excecução da Alimentacação Escolar de forma descentralizada (Escolarizada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre este post.